Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2010

O que está faltando?

Uma noticia me chamou a atenção no dia de hoje, na cidade de Parintins que fica a 420 quilômetros de Manaus, cidade que tem 110 mil habitantes (quase metade da população de Friburgo, que fica a 120 quilômetros da segunda maior cidade do País)
Essa semana teve  a festa  com a vitória do boi Caprichoso , mas o que me chamou atenção não foi a vitória do Boi Caprichoso não, foi o jeito que aquele povo descobriu de fazer uma festa diferente da do Carnaval do Rio de Janeiro , e fazer com que está festa tenha uma repercussão tão grande em toda a mídia Nacional.
Por que lá  eles podem fazer uma coisa diferente e de muito bom gosto, organizada que gera uma ótima receita para toda a comunidade, e aqui nós não conseguimos?
Eu na minha modesta opinião, acho que precisamos repensar e com urgência o nosso jeito de fazer Carnaval. Será que vale a pena ficarmos fazendo desfile de escolas de samba , repetindo a receita do Carnaval do Rio?
Até  notas dos quesitos do Carnaval do Rio nós tentamos copiar, só que no Rio de Janeiro, os jurados são pessoas capacitadas, é tem cursos para poderem julgar os quesitos dentro de um critério que se não é perfeito é bem próximo; muito diferente da nossa cidade que por falta de organização ou falta de grana ou mesmo falta de vergonha, coloca um Zes do chapéu ou seja, lá qual for o nome do infeliz ou infelizes, pessoas despreparadas para julgarem aquilo que eles não tem a menor noção do que estão fazendo.
Nos que gostamos de Carnaval precisamos arrumar um jeito de fazer uma festa diferente, investindo nas crianças , descobrindo dentro das nossas comunidades novos artistas, desenhistas , escultores , pessoas que trabalhem com materiais diferente , criar o nosso jeito de fazer Carnaval , e não só fazer uma escola de samba nos moldes do Rio de Janeiro.
Gente que entendi de Samba nós temos , capacidade pra isso temos, se eles podem nós podemos também !